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Instituto Educacional Dom Leolino e Irmã Cecília Luvizotto
O Instituto Educacional Dom Leolino e Irmã Cecília Luvizotto localizado na Avenida Comercial, lote 02, Residencial Morro da Cruz, São Sebastião – DF, foi inaugurado no dia 29 deJulho de 2019, mantido através de Convênio entre entidades públicas e privadas sem fins lucrativos, atendendo as necessidades da comunidade.
A Instituição é filial do Lar Educandário Nossa Senhora Mont Serrat e foi criada em homenagem ao Dom Leolino Neto, dando continuidade ao seu propósito de ajudar ao próximo.
Atendendo 116 crianças com a faixa etária de 2 anos e 3 anos ou a completar até 31 de março a 5 anos completos ou a completar até 31 de março, em jornada de tempo integral de 10(dez) horas diárias (07:30 às 17:30), ajudando a comunidade carente, de risco e vulnerabilidade do Morro da Cruz, levando os princípios da educação infantil e acompanhamento das famílias das crianças atendidas desenvolvendo a Proposta Pedagógica em consonância com as Diretrizes Nacionais para Educação Infantil.
Como objetivo de propor atividades essenciais ao desenvolvimento pleno e harmonioso do estudante e com estratégias ou procedimentos didáticos que propiciam situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada, que auxiliam o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, cognitivas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de estudantes felizes e saudáveis.
Os espaços e a rotina da creche são planejados de modo a proporcionar multiplicidade de experiências e contato com várias linguagens. Os ambientes possuem mobiliários, brinquedos, livros e jogos pedagógicos diversificados e direcionados para cada faixa etária com monitoramento por câmeras trazendo segurança e conforto para as crianças e famílias.
As crianças atendidas são contempladas e encaminhadas pela Coordenação Regional de Ensino de São Sebastião que tem por responsabilidade esse procedimento levando em consideração às crianças de famílias em situação de risco social, nutricional e baixa renda, dando a elas oportunidade de educação e cuidados pedagógicos. Ficando a cargo da instituição apenas confirmar a matricula através do sistema IEDUCAR.
Ofertamos desde 2019 atendimento com jornada de 10h/d ininterruptas, ou seja, atendimento nos períodos matutino e vespertino, de segunda a sexta-feira, de acordo com o calendário escolar desenvolvido para as instituições parceiras, são disponibilizadas 05 refeições diárias seguindo cardápio elaborado por nutricionista que observa as necessidades nutricionais geral e individual de cada aluno. Sendo que, os alunos com restrições alimentares (seguindo laudo médico) têm direito à um cardápio especial elaborado a partir das recomendações do médico que o acompanha. E, claro, eles devem compartilhar o momento das refeições com todos os colegas.
Os alunos receberam de forma gratuita kit de uniforme (camisa e short), kit higiene e agenda escolar. A cada 06 meses, ou quando se faz necessário, disponibilizados uniformes novos e adequados ao clima para os alunos.
A integração entre a família e escola, a criança eo educador são imprescindíveis para uma prática pedagógica consciente e significativa. Prática essa, que aborda as diferenças e o ritmo de cada estudante, contribuindo favoravelmente para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. Para que essa parceria tenha êxito realizamos reuniões periódicas - um importante instrumento de aproximação entre a família do aluno e a escola, e é fundamental para que os pais se aprimorem como educadores dos filhos e compartilhem com os professores e outros pais, as dificuldades, desafios e soluções da educação.
Com avaliações contendo relatórios de observação e indicadores avaliativos, visando garantir a qualidade do trabalho por meio do acompanhamento e relatório individual.
A base teórico-metodológica do currículo está sustentada na Psicologia histórico-cultural e na Pedagogia histórico-crítica, onde a pedagogia histórico crítica postula que o ato educativo é marcado pela intencionalidade do professor, na medida em que ele é o responsável pela organização do ensino em sala de aula, tendo como objetivo garantir a apropriação do conhecimento sistematizado pelo estudante. Neste mesmo sentido, a psicologia histórico- cultural compreende que a aprendizagem dos conhecimentos escolares são fundamentais para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
Tais perspectivas representam o enfrentamento e a superação às pedagogias do aprender a aprender que encontram seus fundamentos no construtivismo e que apregoam que mais importante do que ensinar ou aprender é levar o estudante a encontrar caminhos para o aprender a aprender.
O Instituto Educacional Dom Leolino apresenta na sua organização pedagógica o PEI (Plano de Atendimento Educacional Individualizado) que tem como objetivo desenvolver as habilidades cognitivas, sociais e psicomotoras necessárias aos estudantes com necessidades educacionais especiais, para que estes possam ter maior autonomia e interação com os colegas, demonstrando assim, a capacidade para viver com qualidade de vida e satisfação, além de enriquecer as possibilidades de todos os estudantes com necessidades educacionais especiais no convívio com os outros, ajudando-os a lidar com suas próprias dificuldades e a desenvolver suas potencialidades.
O Instituto Educacional Dom Leolino apresenta na sua organização pedagógica o PEI (Plano de Atendimento Educacional Individualizado) que tem como objetivo desenvolver as habilidades cognitivas, sociais e psicomotoras necessárias aos estudantes com necessidades educacionais especiais, para que estes possam ter maior autonomia e interação com os colegas, demonstrando assim, a capacidade para viver com qualidade de vida e satisfação, além de enriquecer as possibilidades de todos os estudantes com necessidades educacionais especiais no convívio com os outros, ajudando-os a lidar com suas próprias dificuldades e a desenvolver suas potencialidades.
Os profissionais são contratados pelo convênio Lar Educandário Mont Serrat, segundo profissão e qualificação exigida nas Diretrizes Básicas e de acordo com as normas de consolidação das Leis do trabalho – CLT, Decreto Lei n°5.452 de 01 de maio de 1943, são:

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Seguimos uma rotina de atendimento para melhor organização do espaço e tempo dedicados as crianças, sendo:

Cantata de Natal
Despertar nos alunos o verdadeiro sentido do Natal através da participação de atividades alegres e espontâneas, enfatizando um ambiente festivo, perceptivo a solidariedade e amor ao próximo.



Semana da criança
Proporcionar momentos de brincadeiras, jogos e contação de história tornando a semana da criança um momento prazeroso.

Semana Nacional do Livro e da biblioteca
Despertar a criatividade, curiosidade e imaginação pela história que envolve os personagens do sitio do Picapau Amarelo proporcionando ainda, um universo rico de brincadeiras que auxiliam o aprendizado.

Confraternização da Equipe Dom Leolino
Confraternização da Equipe Dom Leolino Proporcionar um momento único e especial com uma ceia e uma mensagem natalina para funcionários e colaboradores que se dedicaram para o sucesso da Instituição.


Gestão Pedagógica
A gestão pedagógica está sendo exercida desde 2019 pela Diretora administrativa Gabrielle, Diretora pedagógica Leyla Teixeira da Silva juntamente com a Coordenadora Lia Rachel Gomes Lima Sanches que priorizam um trabalho pedagógico que valoriza a infância como etapa inicial do desenvolvimento humano, período de construção e constantes transformações, contribuindo assim, para o desenvolvimento pleno deste sujeito.
Contamos com várias parcerias, uma delas é com o Sema(Ministério Público do Distrito Federal e Territórios MPDFT) com Milena Dias Gomes - Chefia do SeMA - São Sebastião desde o dia 21/janeiro/2020, que através do Projeto - Juntos nós podemos muito mais: trabalhaem rede com a rede, buscando a rede parceira e dela extraindo projetos específicos que possam ser subsidiados com as prestações pecuniárias resultantes das conversões de fianças em acordos de suspensão condicional do processo, e agora, em acordos de não persecução penal.
Outra parceria é a do Mesa BrasilSesc - um programa nacional de segurança alimentar e nutricional de combate à fome e ao desperdício de alimentos. Pioneiro no Distrito Federal, tem como finalidade garantir o direito humano à alimentação. Para isso, busca doações onde sobram e as entregam onde falta, cooperando, dessa forma, para a redução da desigualdade social no país, numa perspectiva de inclusão social.
Contamos também com o BRB,que fez arrecadações de materiais pedagógicos e doou para o Instituto Dom Leolino e tem como lema: “Dizem que a superação é para poucos, mas a superação está em nós o tempo todo. A diferença é que precisamos fazer isso juntos.”
Parcerias que fortalecem o trabalho desenvolvido e ajudam a proporcionar condições adequadas para promover o bem estar da criança, seu desenvolvimento físico, emocional, intelectual, moral e social, a ampliação de suas experiências e estimular o interesse da criança pelo processo de conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade.
Parcerias que fortalecem o trabalho desenvolvido e ajudam a proporcionar condições adequadas para promover o bem estar da criança, seu desenvolvimento físico, emocional, intelectual, moral e social, a ampliação de suas experiências e estimular o interesse da criança pelo processo de conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade.
Constituída por uma população total de 98.908 habitantes, a Região Administrativa de São Sebastião (RA XIV), é uma região que detém alta concentração de pessoas de baixa renda, apresentando uma renda per capta média de R$ 985,00 (quatrocentos e oitenta e cinco reais). Dentre muitos problemas que a região enfrenta, como precariedade dos serviços de transportes públicos, de saúde e segurança públicas; o déficit da oferta de serviços de educação infantil, na modalidade creche em tempo integral, ainda se mantém em níveis altíssimos nesta localidade: do total de crianças de 0 a 4 anos, 85% estão fora da escola, por falta da oferta de vagas na rede pública de ensino.
Está em fase de Estruturação um espaço para execução de serviços gratuitos de Assistência Social, visando Capacitar e Profissionalizar, mulheres sem qualificação profissional e em situação de Vulnerabilidade Social integrantes da comunidade de São Sebastião-DF, sem distinção de origem, etnia, credo ou religião; em uma perspectiva de desenvolvimento integral do seu público alvo, por meio de oferta Curso de Modelagem, Corte e Costura Industrial. O Serviço será ofertado, para mulheres oriundas de famílias de baixa renda, priorizando aquelas que se encontrem, em situação de vulnerabilidade e risco social, denominado como: PROJETO MULHERES VENCEDORAS.
Dia de Formação
Desenvolver habilidades para melhorar o processo de atendimento aos alunos proporcionando a interação do grupo, respeito e a organização do planejamento dentro dos indicadores de qualidade.

(61) 4103-8786